sexta-feira, 18 de outubro de 2013



Reciclagem de Materiais e Sustentabilidade – Conscientização para um planeta melhor.

MARCOS ADRIANO BOSQUE

O artigo tem como objetivo desenvolver a leitura de textos para reflexão sobre o tema sustentabilidade e reciclagem; como são produzidos os materiais recicláveis; sua durabilidade; os recursos utilizados para sua extração; tabela complementar com situações sobre o tema reciclagem e sustentabilidade; conceitos envolvendo números mistos, decimais e análise de tabela e gráfico; montagem de situações problemas envolvendo a linguagem matemática e uma interdisciplinaridade com outras áreas do 9º ano do Ensino Fundamental.
A reciclagem nos dias atuais é uma importante atividade para pessoas que vivem dessa prática.
Cada vez mais os seres humanos estão desenvolvendo práticas sustentáveis para melhorar o nosso meio ambiente e o nosso planeta.
A conscientização das pessoas depende do grau de entendimento que possuem sobre o que é reciclar.
Toda escola tem um papel fundamental na educação ambiental e nas formas como deve inserir em seus alunos, ideias e conceitos sobre sustentabilidade e reciclagem; contudo toda mudança requer disciplina e dedicação, caso contrário não colheremos bons frutos, se não semearmos agora essa motivação acerca de nossos alunos e de nossa comunidade escolar.
A partir dessa conscientização local, a ideia será organizada para nossa sociedade e juntamente com outras atitudes de cidades vizinhas, teremos maior força na capacidade de mudar nossos valores e nossas atitudes.
Não podemos omitir que nosso planeta não necessita de mudanças, devemos abrir as portas para novas ideias e colocá-las em prática, através da mobilização de nossos governantes, para as questões ambientais.
O desenvolvimento do projeto sobre sustentabilidade reciclagem deve priorizar ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Com pequenas atitudes tomadas por cada cidadão, podemos mudar nossa realidade e deixar para nossos descendentes um planeta com um índice menor de poluição e com condições de sobrevivência.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar (3 Rs) são ações para um desenvolvimento sustentável do planeta.
De acordo com dados obtidos por pesquisa dos alunos, o Brasil a cada ano desperdiça R$ 4,6 Bilhões de lixo, porque não se recicla tudo o que poderia. O Brasil é considerado um grande “reciclador” de alumínio, mas ainda, reaproveita pouco os vidros, o plástico, as latas de ferro e os pneus que consome.
As competências e habilidades desenvolvidas nas atividades visam o pleno desenvolvimento na leitura e escrita matemática, como interpretação de gráficos e tabelas e na construção dos mesmos, representação dos números mistos, no texto, na forma de escrita e na base dez; área e volume; cálculo da área da base de uma circunferência e volume de um cilindro, relação do número Pi com o diâmetro e o comprimento da circunferência, construção de gráficos de barras, setor circular e linhas, porcentagens; além da resolução de situações problemas, envolvendo o pleno desenvolvimento do cálculo mental e do raciocínio lógico matemático.
Os materiais utilizados no percurso do trabalho foram: Datashow, pesquisa no acessa escola sobre textos relacionados à reciclagem de materiais e sustentabilidade, sala de multimídia, gráficos, tabelas e imagens do Google imagens.
Em relação à sequência de atividades, em primeiro momento, os alunos fizeram uma roda de conversa para que o professor avalie seus pré-requisitos, depois dessa conversa introdutória, o trabalho começa a ser desenvolvido com suporte do gestor da sala, auxiliando e questionando sobre o melhor meio de pesquisa e argumentação sobre o tema.
Num segundo momento, após a pesquisa na sala de informática os textos foram selecionados e reorganizados para posteriormente serem revistos no Datashow e comentado numa maneira mais ampla.
Após esse processo de entendimento, usou-se o recurso da sala multimídia para assistirem a pequenos trechos de noticiários, documentários, de como fazer para reciclar os materiais e como desenvolver um projeto de sustentabilidade com sucesso e clareza dos objetivos.
Gráficos e tabelas foram analisados e discutidos para reflexão dos valores apresentados, como os apresentados abaixo:









COLETA SELETIVA NO PAÍS (EM PESO)






Após a análise desses resultados uma sequência de atividades foram propostas:
·         De acordo com a leitura do texto, represente os números citados no título: Países que mais reciclam no mundo, na forma de escrita e na base 10.


·         Na cidade de São Paulo, umas das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas de lixo por dia e se cada pessoa produz em média 500 gramas de lixo todos os dias; então quantos gramas de lixo são produzidos em São Paulo diariamente por 100 pessoas?


·         Para fabricar-se 1 Kilograma de Alumínio, são utilizados 100.000 litros de água e uma latinha de refrigerante, pesa 12gramas. Quantas latinhas de refrigerantes, podem ser fabricadas com 1 Kilograma de Alumínio? Qual a quantidade de água utilizada para fazer uma lata?


·         Uma lata de refrigerante tem aproximadamente 12,5 centímetros de altura e o diâmetro da sua base mede 6centímetros, encontre o volume de refrigerante que cabe em cada lata.
(Lembrando que para calcular a área da base usamos A = Ð.r² e o valor de Ð =    3,14)


·         Utilizando os dados apresentados no texto em relação aos países que mais reciclam no mundo, construir um gráfico de barras vertical, apresentando as porcentagens em relação aos países em destaque, na tabela abaixo:


Os países que mais reciclam no mundo.

1º Estados Unidos (55,2 milhões de toneladas de lixo)

2º China (53,3 milhões de toneladas de lixo)

3º Japão (27 milhões de toneladas de lixo)

4º Alemanha (15,8 milhões de toneladas de lixo)

5º Itália (13 milhões de toneladas de lixo)

6º Reino Unido (5,9 milhões de toneladas de lixo)

7º França (4,8 milhões de toneladas de lixo)

8º Canadá (3,3 milhões de toneladas de lixo)

9º Austrália (2,4 milhões de toneladas de lixo)

10º Espanha (1,9 milhões de toneladas de lixo)

11º Brasil (1,4 milhões de toneladas de lixo)

12º México (1,1 milhões de toneladas de lixo)

13º Colômbia (0,18 milhões de toneladas de lixo)


*por ano

**Dados de 2011.
         

·         Em 1998, o Brasil atingiu o recorde nacional de reciclagem. O total de latas de alumínio vendidas foi de 8,5 bilhões de unidades, se a taxa recuperada pela indústria Brasileira foi de 65%, calcule esse valor.


·         De acordo com os gráficos apresentados na pesquisa, analise cada um deles e faça um breve comentário sobre o que você analisou.


Considerações Finais:

O resultado do trabalho foi gratificante, pois todas as expectativas de aprendizagem foram alcançadas.
As atividades foram desenvolvidas em grupos, que analisaram questão por questão e os alunos com maiores dificuldades foram auxiliados pelos outros integrantes do grupo que absorveram melhor os conteúdos; depois da discussão entre os representantes do grupo houve uma socialização, onde cada grupo apresentou suas ideias de resolução, sendo complementado com as opiniões dos outros grupos; os conteúdos foram completamente adequados para o 9º ano do Ensino Fundamental , o interesse entre os participantes do grupo e de outros grupos esteve acima do esperado.
Uma surpresa muito gratificante foi o questionamento sobre o tema e a relação entre seus projetos de vida e a melhoria na sua aprendizagem.
A avaliação foi feita de maneira a acompanhar todo o processo de aprendizagem, cada aluno foi avaliado mediante suas limitações e seus avanços, mas no final, todos tiveram um rendimento muito satisfatório, onde os objetivos e metas foram alcançados plenamente.


Referências Bibliográficas:

·         São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
 Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da
 Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José
 Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.72 p.

·         Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática /
 Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo : SEE, 2008.
ISBN 978-85-61400-04-0.
1. Matemática (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria Inês. II. São
Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.


·         Exemplos de Desenvolvimento Sustentável:

·         Reciclagem: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/

·         Reduzir, Reutilizar e Reciclar – 3 Rs da Sustentabilidade:

·         Resíduos de Plástico, Papel, Papelão, Papel Metalizado, Vidro e Metal:

·         Como é feito o Papel?

·         Como é feito o Vidro?

·         Matéria prima para a produção de latinhas de Alumínio.


·         Lixo e reciclagem:

Os países que mais reciclam no mundo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário